quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O que conta na Educação de Adultos?

Encarar o adulto como uma pessoa aberta à mudança e em constante processo de aprendizagem;
Encarar o adulto como um ser único, que possui não só um conjunto de experiências, mas também necessidades individuais que vão necessariamente influenciar o seu processo de aprendizagem;
Centrar o processo de aprendizagem no adulto, nos seus interesses, nas suas motivações, (…);
Considerar os conteúdos curriculares não como um fim em si mesmos mas que constituam meios para promover os objetivos e metas educacionais da educação humanista.

Encarar o educador não como aquele que sabe tudo mas o que facilita o processo de aprendizagem;
Se a educação é normalmente encarada como a transmissão de uma herança cultural, a educação humanista propõe finalidades educativas que não se limitam à preparação dos indivíduos para a vida numa determinada sociedade ou num determinado contexto histórico e cultural.
Assim, a finalidade da educação humanista será o desenvolvimento integral do educando, e o educando, nesta perspetiva, é visto com uma pessoa aberta à mudança e em constante processo de aprendizagem. Deste modo, os educandos são encarados como indivíduos que têm uma necessidade constante de aprender, de se atualizarem para se sentirem realizados e felizes.
Todo o processo de ensino/aprendizagem proposto é um processo que se centra no educando, valorizando-o, ao contrário dos modelos educativos mais tradicionais que focam a sua atenção sobretudo na informação a transmitir.
A educação humanista pressupõe uma atividade centrada no aluno, encarando-o como um ser único, com um conjunto de experiências e com necessidades individuais que vão, necessariamente, influenciar todo o processo educativo (Brockett, 2000). O que não quer dizer que, na perspetiva humanista, não se processe a transmissão de conteúdos, apenas que é valorizado sobretudo o processo de aprendizagem em si mesmo. Ainda de acordo com Brockett (2000), os conteúdos curriculares não são um fim em si mesmos mas constituem meios para promover os objetivos e metas educacionais da educação humanista.



Sem comentários:

Enviar um comentário