Fonte:
Buiskoll,B., Broek,S., Van Lakerveld,J. Zarifis,G. & Osborne,M. (2010). Key competences for adult learning
professionals: Contribution to the development of a reference framework of key
competences for adult learning professionals (Final report Projectnumber:B3542). Disponível em http://ec.europa.eu/education/more-information/doc/2010/keycomp.pdf
Esta seção apresenta o
conjunto de competências-chave necessárias para realizar um repertório de atividades
num determinado contexto:
A) Competências genéricas: estas competências
genéricas são competências que são relevantes para a realização de todas as
atividades no sector da educação de adultos. Todos os profissionais que
trabalham no sector devem possuir estas competências, independentemente se
realizem, ensino, gestão, atividades administrativas ou aconselhamento. O
conjunto de competências genéricas consiste de sete competências, como pode ser
visto na Figura 1.1. Neste documento são descritos com um pouco mais de
detalhes:
A1) competências pessoais em reflexão sistemática
sobre a própria prática, aprendizagem e desenvolvimento pessoal: ser um aprendiz totalmente autónomo ao
longo da vida.
A2) competência interpessoal na comunicação e
colaborando com os aprendentes adultos, colegas e as partes interessadas: sendo um comunicador, jogador da equipe e o
networker.
A3) competência em estar ciente de e assumir a
responsabilidade para a configuração institucional na educação de adultos que
ocorre em todos os níveis (Instituto, setor, profissão como tal e sociedade): sendo responsável para o desenvolvimento
da educação de adultos.
A4) competência em fazer uso de seus próprios
conhecimentos relacionados ao assunto e os recursos de aprendizagem
disponíveis: sendo um perito.
A5) competência em fazer uso de métodos de
aprendizagem diferentes, estilos e técnicas, incluindo as novas mídias e estar
ciente de novas possibilidades e cibercompetências e avaliando-os criticamente: a capacidade de implantar métodos de
aprendizagem diferentes, estilos e técnicas no trabalho com adultos.
A6) competência em capacitantes adultos para aprender
e se sustentar no seu desenvolvimento em, ou como, totalmente autónomas
aprendizes ao longo da vida: ser um
motivador.
A7) competência em lidar com dinâmicas de grupo e
heterogeneidade no fundo, precisa, de aprendizagem, motivação e experiência
prévia dos aprendentes adultos: ser
capaz de lidar com grupos heterogéneos.
As três primeiras
competências (A1-A3) lidam com os aspetos em relação a ser um profissional,
enquanto as últimas quatro competências (A4-A7) são mais focadas em
competências didáticas / pedagógicas.
B) Competências específicas: estas competências
específicas são as competências que são necessárias para realizar uma matriz
específica de atividades. Estas competências são necessárias para profissionais
responsáveis por um campo específico de atividade (por exemplo, facilitando a
aprendizagem, gerenciando o Instituto, etc.). As competências específicas,
portanto, não são necessárias para todos os profissionais que trabalham no
setor de aprendizagem adulto. É feita uma distinção entre competências
específicas diretamente associadas ao processo de aprendizagem (superior
metade, B1-B6), tais como competências específicas ou aconselhamento e ensino
apoia do processo de aprendizagem (menor metade, B7 - B12) ou indiretamente
vinculadas a, como gerenciamento e apoio administrativo. As competências, que
estão diretamente relacionadas com atividades específicas realizadas por
profissionais de educação de adultos no processo de aprendizagem, consistem em
seis competências distintas:
B1) competência na
avaliação da experiência prévia, necessidades, demandas, motivações e desejos
dos aprendentes adultos a aprender: ser capaz de avaliação das necessidades de
aprendizagem dos aprendentes adultos.
B2) competência na
seleção de estilos de aprendizagem adequados, métodos didáticos e conteúdos
para o processo de aprendizagem de adulto: ser capaz de projetar o processo de
aprendizagem.
B3) competência para
facilitar o processo de aprendizagem para adultos: ser um facilitador do
conhecimento (prático e/ou teórico) e um estimulador do desenvolvimento dos
aprendentes adultos.
B4) competência para
continuamente monitorar e avaliar o processo de aprendizagem, a fim de
melhorá-lo de adulto: sendo um avaliador do processo de aprendizagem.
B5) competência no
aconselhamento sobre carreira, vida, além do desenvolvimento e, se necessário,
o uso de ajuda profissional: sendo um orientador/conselheiro.
B6) competência na
conceção e construção de programas de estudo: sendo um desenvolvedor do
programa.
Existem seis competências
específicas adicionais favorável ao, ou indiretamente relacionadas ao processo
de aprendizagem:
B7) competência na gestão
dos recursos financeiros e avaliar os benefícios sociais e económicos da
prestação: ser financeiramente responsável.
B8) competência na gestão
de recursos humanos em um Instituto de educação de adultos: sendo um gerente
(pessoas).
B9) competência na gestão
e levando o adulto Instituto de aprendizagem em geral e gerenciamento da
qualidade da prestação do Instituto de educação de adultos: sendo um gerente
geral.
B10) competência em
marketing e relações públicas: ser capaz de chegar aos grupos-alvo e promover o
Instituto.
B11) competência em lidar
com questões administrativas e informando os aprendentes adultos e
profissionais de educação de adultos: apoiando-se em questões administrativas.
B12) competência em
facilitar a aprendizagem TIC baseada em ambientes de aprendizagem e suporte
para profissionais de educação de adultos e aprendentes adultos em usar estes
ambientes de aprendizagem: sendo um
facilitador de TIC.
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