segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Contribuição para o desenvolvimento de um quadro de referências de competências-chave para os profissionais de educação de adultos





Fonte: Buiskoll,B., Broek,S., Van Lakerveld,J. Zarifis,G. & Osborne,M. (2010). Key competences for adult learning professionals: Contribution to the development of a reference framework of key competences for adult learning professionals (Final report Projectnumber:B3542). Disponível em http://ec.europa.eu/education/more-information/doc/2010/keycomp.pdf



Esta seção apresenta o conjunto de competências-chave necessárias para realizar um repertório de atividades num determinado contexto:
A) Competências genéricas: estas competências genéricas são competências que são relevantes para a realização de todas as atividades no sector da educação de adultos. Todos os profissionais que trabalham no sector devem possuir estas competências, independentemente se realizem, ensino, gestão, atividades administrativas ou aconselhamento. O conjunto de competências genéricas consiste de sete competências, como pode ser visto na Figura 1.1. Neste documento são descritos com um pouco mais de detalhes:
A1) competências pessoais em reflexão sistemática sobre a própria prática, aprendizagem e desenvolvimento pessoal: ser um aprendiz totalmente autónomo ao longo da vida.
A2) competência interpessoal na comunicação e colaborando com os aprendentes adultos, colegas e as partes interessadas: sendo um comunicador, jogador da equipe e o networker.
A3) competência em estar ciente de e assumir a responsabilidade para a configuração institucional na educação de adultos que ocorre em todos os níveis (Instituto, setor, profissão como tal e sociedade): sendo responsável para o desenvolvimento da educação de adultos.
A4) competência em fazer uso de seus próprios conhecimentos relacionados ao assunto e os recursos de aprendizagem disponíveis: sendo um perito.
A5) competência em fazer uso de métodos de aprendizagem diferentes, estilos e técnicas, incluindo as novas mídias e estar ciente de novas possibilidades e cibercompetências e avaliando-os criticamente: a capacidade de implantar métodos de aprendizagem diferentes, estilos e técnicas no trabalho com adultos.
A6) competência em capacitantes adultos para aprender e se sustentar no seu desenvolvimento em, ou como, totalmente autónomas aprendizes ao longo da vida: ser um motivador.
A7) competência em lidar com dinâmicas de grupo e heterogeneidade no fundo, precisa, de aprendizagem, motivação e experiência prévia dos aprendentes adultos: ser capaz de lidar com grupos heterogéneos.
As três primeiras competências (A1-A3) lidam com os aspetos em relação a ser um profissional, enquanto as últimas quatro competências (A4-A7) são mais focadas em competências didáticas / pedagógicas.


B) Competências específicas: estas competências específicas são as competências que são necessárias para realizar uma matriz específica de atividades. Estas competências são necessárias para profissionais responsáveis por um campo específico de atividade (por exemplo, facilitando a aprendizagem, gerenciando o Instituto, etc.). As competências específicas, portanto, não são necessárias para todos os profissionais que trabalham no setor de aprendizagem adulto. É feita uma distinção entre competências específicas diretamente associadas ao processo de aprendizagem (superior metade, B1-B6), tais como competências específicas ou aconselhamento e ensino apoia do processo de aprendizagem (menor metade, B7 - B12) ou indiretamente vinculadas a, como gerenciamento e apoio administrativo. As competências, que estão diretamente relacionadas com atividades específicas realizadas por profissionais de educação de adultos no processo de aprendizagem, consistem em seis competências distintas:

B1) competência na avaliação da experiência prévia, necessidades, demandas, motivações e desejos dos aprendentes adultos a aprender: ser capaz de avaliação das necessidades de aprendizagem dos aprendentes adultos.

B2) competência na seleção de estilos de aprendizagem adequados, métodos didáticos e conteúdos para o processo de aprendizagem de adulto: ser capaz de projetar o processo de aprendizagem.

B3) competência para facilitar o processo de aprendizagem para adultos: ser um facilitador do conhecimento (prático e/ou teórico) e um estimulador do desenvolvimento dos aprendentes adultos.

B4) competência para continuamente monitorar e avaliar o processo de aprendizagem, a fim de melhorá-lo de adulto: sendo um avaliador do processo de aprendizagem.

B5) competência no aconselhamento sobre carreira, vida, além do desenvolvimento e, se necessário, o uso de ajuda profissional: sendo um orientador/conselheiro.

B6) competência na conceção e construção de programas de estudo: sendo um desenvolvedor do programa.

Existem seis competências específicas adicionais favorável ao, ou indiretamente relacionadas ao processo de aprendizagem:

B7) competência na gestão dos recursos financeiros e avaliar os benefícios sociais e económicos da prestação: ser financeiramente responsável.

B8) competência na gestão de recursos humanos em um Instituto de educação de adultos: sendo um gerente (pessoas).

B9) competência na gestão e levando o adulto Instituto de aprendizagem em geral e gerenciamento da qualidade da prestação do Instituto de educação de adultos: sendo um gerente geral.


B10) competência em marketing e relações públicas: ser capaz de chegar aos grupos-alvo e promover o Instituto.


B11) competência em lidar com questões administrativas e informando os aprendentes adultos e profissionais de educação de adultos: apoiando-se em questões administrativas.


B12) competência em facilitar a aprendizagem TIC baseada em ambientes de aprendizagem e suporte para profissionais de educação de adultos e aprendentes adultos em usar estes ambientes de aprendizagem: sendo um facilitador de TIC.

Sem comentários:

Enviar um comentário